segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Interação professor aluno por meio de histórias

 O livro escolhido para ser trabalhado foi LÁ VEM O RUI..., da autora Sonia Rosa e ilustração de Luna da DCI (Difusão Cultural do Livro).








Quando nos foi proposta a atividade de trabalharmos a interação Professor e aluno procurarmos um livro que englobasse algumas atividades que já fazem parte da rotina das crianças.
O livro tem um visual muito bonito, pois a ilustradora trabalhou com massinha e a leitura é simples e propiciou uma série de atividades.
No decorrer do livro Rui realiza várias atividades e a cada página apresentada acompanhávamos Rui na sua aventura.
Sendo assim.....

LÁ VAI O RUI...

Desligar a televisão (neste momento todos imitaram o controle remoto e desligaram suas TVS imaginárias.






Correr para fazer o gol
A torcida foi grande!





LÁ VAI O RUI...
Pular Carnaval...




Que folia, tínhamos até máscaras e colares

Olhar as formigas no quintal ou no jardim da Escola


Quanta curiosidade!!!!!



LÁ VAI O RUI...

Brincar na Praia




Nós já havíamos trabalhado uma música com as crianças que fala do banho de mar, então retomamos a coreografia e dançamos, inclusive iremos apresentá-la na Semana da Educação.

Jogar capoeira




O jogo de capoeira também já é conhecido das crianças e foi uma animação, inclusive com a participação de professoras de outras turmas.







LÁ VAI O RUI...


Soltar Pipa




Neste momento haviam várias pipas coloridas no ar e algumas até ficaram enroscadas. Quanta imaginação!!!!




Ouvir histórias...




Todos atentos para a próxima aventura









LÁ VAI O RUI...

Andar de carrinho no supermercado.



Vamos às compras!!!


Tomar sorvete







Cada um faz o seu sorvete e de sabores variados: limão, morango, chocolate...
Ah! Que delícia!!!!


Mas na verdade era tudo imaginação e o Rui não podia sair de casa porque estava doente. Sabe o que aconteceu?




Todo mundo pegou catapora!!!!



Ao trabalharmos com a história do Rui pudemos explorar vários saberes de forma muito divertida e gratificante para os alunos:

* Corpo e movimento: dançar, empinar pipas, jogar capoeira, coreografia, chutar ao gol, fazer “carrinho de supermercado”
* Comunicação oral: contar história, cantar
* Linguagem matemática: seqüência e trabalho com espaço
* Identidade e autonomia: trabalho em grupo e uso da imaginação (faz de conta)
* Artes: dança, coreografias, dramatização
* Natureza e Sociedade: habitat das formigas, cutura brasileira (carnaval e capoeira)
* Interação Social: trabalho em duplas, brincadeiras e danças em grupo

VIVENCIANDO TODAS ESTAS ATIVIDADES JUNTOS, PUDEMOS PERCEBER QUE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS ATRAVÉS DA REALIDADE E MUNDO DA IMAGINAÇÃO TORNA-SE PRAZEROSA A APRENDIZAGEM E QUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL É MUITO IMPORTANTE ESSE CONTATO, POIS APROXIMA O GRUPO E PROMOVE O AUTOCONHECIMENTO.

Um comentário: